Queridos convido à Todos para que visitem a

 Loja Virtual do Portal Cícero-Cultura!

Um Ambiente Totalmente Seguro onde poderão

realizar Bons Negócios!

Aguardo Vocês nesse Espaço Mágico de Compras!

 

 

 

 

 Ingrato, o nosso idioma, e por isso mais fino

o triunfo verbal que ao público extasia:

vulva frêle et navrée, num lance cristalino,

expõe-se, esplendorosa, em sua plena magia.

 

Palmas ao tradutor, esforçado xavante,

guarani culto e sábio ou famoso tupi,

mestre no deglutir, em quarteto e terceto,

 

o sol, o sal, a cor que iguais eu nunca vi,

embora o nosso herói se confesse ofegante

depois de haver parido um alheio soneto.

 

Carlos Drummond de Andrade

 

 

 

 

Le grand inconvénient de la vie réelle et ce qui la rend

insupportable à I'homme supérieur, c'est que ,si I'on y

transporte les principes de I'idéal, les qualités deviennent des

défauts, si bien que fort souvent I'homme accompli y réussit

moins bien que celui qui a pour mobiles I'égoïsme ou la routine

vulgaire.

 

Marc-Auréle

Translate this Page




ONLINE
1





Partilhe este Site...



Colabore com o Projeto

Cícero-Cultura...

Doe Qualquer Valor!

 

 

 

 

 


Esculturas Famosas!
Esculturas Famosas!

 

As Dez Esculturas Mais Famosas

 

Durante muitos séculos, os grandes artistas têm proporcionado a humanidade com coisas incríveis. Uma dessas coisas é a incrível é a arte de esculpir. Continue lendo para aprender sobre essas obras de arte absolutamente surpreendentes.

01 David
"David" é uma obra-prima da escultura renascentista criada entre 1501 e 1504, pelo artista italiano Michelangelo. Com a altura de 4,10 metros, a estátua de mármore de um homem nu em pé. A estátua representa o herói bíblico Davi, um dos assuntos preferidos na arte de Florença. Originalmente encomendado como parte de uma série para serem posicionados no alto da fachada da Catedral de Florença, a estátua foi colocada em vez disso em uma praça pública, no Palazzo della Signoria, sede do governo civil, em Florença, onde foi inaugurada em 08 de setembro de 1504. Devido à natureza do herói que ele representa, logo passou a simbolizar a defesa da liberdade dos civis consagrados na República de Florença. Uma cidade-estado independente, ameaçada por todos os lados. Principalmente pela hegemonia da família Médici. Os olhos de David, em um estado de advertência, estavam voltados para o Roma. A estátua foi movida para a Galeria Academia, em Florença, em 1873, e mais tarde substituída na posição original de uma réplica.
  

02 Vênus de Milo
A escultura Vênus de Milo foi criada em algum momento entre 100 e 130 aC Acredita-se que retrate Afrodite (Vênus para os romanos) a deusa grega do amor e da beleza. É uma escultura em mármore, ligeiramente maior que o tamanho natural a 203 cm de altura. Seus braços originais foram perdidos. A partir de uma inscrição que se encontrava no seu pedestal, foi pensada para ser a obra de Alexandros de Antioquia, que foi anteriormente atribuída equivocadamente ao escultor Praxíteles. Presentemente, está em exposição no Museu do Louvre, em Paris. Surpreendentemente, a estátua foi descoberta acidentalmente em um campo de um agricultor.

03 O Pensador
Também feita por Auguste Rodin, a famosa escultura "O Pensador". Originalmente chamado de O Poeta, era uma peça que fazia parte da encomenda feita pela comissão do Musée des Arts Décoratifs, em Paris para criar um portal monumental para atuar como a porta do museu. Rodin baseou seu tema em A Divina Comédia de Dante, O portão do inferno. Cada uma das estátuas na peça representavam um dos personagens principais do poema épico. O Pensador originalmente procurava retratar Dante a frente dos Portões do Inferno, ponderando seu grande poema. (Na escultura final, uma miniatura da estátua fica em cima dos portões, ponderando o destino infernal desses abaixo dele.) A escultura está nua porque Rodin queria uma figura heróica à la Michelangelo para representar o pensamento assim como a poesia.

04 Pietá
Criado por Michelangelo (1475-1564), a Pietá retrata a Virgem Maria segurando seu filho unigênito, Jesus Cristo, em seus braços depois que o mesmo foi descido da cruz. Antes de esculpir a Pietá, de Michelangelo não foi um artista muito conhecido. Ele só estava nos seus vinte anos quando lhe foi dito, em 1498, para fazer uma escultura em tamanho real da Virgem Maria segurando seu filho morto nos braços. Em cerca de dois anos, a partir de uma única peça de mármore, Michelangelo criou uma das mais belas esculturas de todos os tempos.



05 Lady Justiça
A escultura Dama da Justiça é uma das mais conhecidas no mundo. Esta estátua não é atribuída a nenhum artista em especial, mas o fato de adornar tantos tribunais em variados países do mundo a tornou uma das esculturas mais populares. Esta escultura é conhecida por muitos nomes, incluindo a Balança da Justiça e a Justiça cega, mas é mais comumente conhecida como Lady Justiça. A estátua data todo o caminho de volta a tempos antigos gregos e romanos como a deusa da justiça e da lei.


06 Hermes e o Dionísio Menino
Hermes e Dionísio Menino, também conhecida como Hermes de Praxíteles ou o Hermes de Olympus, é uma escultura grega de do deus Hermes e um infantil Dionísio, descoberto em 1877, nas ruínas do templo de Hera em Olímpia. Ela é exibida no Museu Arqueológico de Olímpia. É tradicionalmente atribuída a Praxíteles e datada do século 4 aC, baseado em uma observação do viajante grego Pausânias, que fez uma grande contribuição para a definição do estilo Praxitelean. Sua atribuição é, no entanto, o objeto de forte polêmica entre os historiadores de arte.
É improvável que a escultura tenha sido um dos trabalhos mais famosos Praxíteles, A única prova documental associando o trabalho com Praxíteles é baseado em uma menção de passagem pelo viajante Pausânias do século II dC.



07 O beijo
O Beijo é uma escultura em mármore de 1889, feita pelo escultor francês Auguste Rodin (1840-1917). Esta escultura tem uma história interessante para ele. que retrata uma nobre do século 13, Francesca Malatesta, italiana imortalizada no Inferno de Dante, que se apaixona por seu cunhado, o irmão mais jovem de seu marido, Giovanni Malatesta, chamado Paolo. Tendo-se apaixonado ao ler a história de Lancelot e Guinevere, o casal é descoberto e morto pelo marido de Francesca. Na escultura, o livro pode ser visto nas mãos de Paolo. Os lábios do amante não tocam realmente na escultura, sugerindo que eles foram interrompidos, e encontraram a morte, sem seus lábios nunca terem se tocado. Quando os críticos viram pela primeira vez a escultura em 1887, eles sugeriram que o título dela fosse trocado por um menos específico que Le Baiser (The Kiss).

08 O Arremesso de Disco ou Discobolus
O arremesso de disco, ou o Discobolus, é um original de bronze famoso que perdeu no tempo. A original ainda está perdida. O Discobolus foi concluída no final do período de (460-450 aC). Sabe-se da sua existência através de numerosas cópias romanas, tanto as de grande escala em mármore, como as pequenas. Como sempre no atletismo grego, o atleta está completamente nu.

09 Estátua da Menina Pássaro
A escultura, conhecida como a Menina Pássaro, foi criada em 1936, pela escultora Sylvia Judson Shaw (1897-1978), em Lake Forest, Illinois. Ele alcançou a fama quando foi destaque na capa do romance de 1994, Meia-Noite no Jardim do Bem e do Mal. Foi esculpida em Ragdale, a casa de veraneio de sua família. A Menina Pássaro foi fundida em bronze e tem 50 centímetros de altura. Ela é a imagem de uma jovem usando um vestido simples e uma expressão triste e contemplativa, com a cabeça inclinada para a esquerda. Ela permanece em linha reta, os cotovelos apoiados contra sua cintura enquanto ela segura duas tigelas. As bacias são frequentemente descritos pelos telespectadores como "alimentadores de pássaros." Primeiramente colocada no cemitério de Bonaventure, após o sucesso do livro que gerou também um filme, conforme aumentaram as visitas ao cemitério por causa da estátua (inclusive tendo o cemitério entrado no roteiro oficial de visitas de Savannah), a mesma foi transferida para o Museu Histórico de Savannah.

10 David de Bronze de Donatello
Fabricado na década de 1440, por Donatello (1386-1466), David Bronze é uma das esculturas mais famosas de hoje. É notável como o primeiro trabalho de uma escultura de pé sem suporte em bronze fundido, produzida durante o período renascentista, e foi o primeiro nu masculino feito desde a antiguidade. Ele retrata o jovem Davi, com um sorriso enigmático, que posou com o pé sobre a cabeça decepada de Golias, logo após matar o gigante. A juventude está nua, além de um chapéu coberto de louros e botas, com a espada de Golias. Existe também muita especulação quanto ao momento em que foi construído. Sugestão de datas variam de 1420 a 1460, embora a data exata não é conhecida.
   

 

 

 

topo