Translate this Page




ONLINE
1





Partilhe esta Página




A Zeno Media Station

 

 Conheça a Loja de cosméticos Cícero-Cultura

Acesse a Loja Cícero-Cultura

 

 

 

 

Rádio Hunter FM Gospel

    

A Melhor Rádio Gospel do Brasil!

 

 

 Rádio Hunter FM Gospel

 

 

Colabore com o

Projeto Cícero-Cultura

 

Faça sua doação:

Queridos...

Doem qualquer valor e colaborem com o crescimento do meu projeto.

Muito Obrigado! ☺️

 

                                                          

 

Ou

 

José Cícero Marchezine

 

Banco BMG: 318

Agência: 0044

Conta: 10929697-6

 

 Ou

 

 

Pix:

 

cicero-cultura@outlook.com

 

 

 

 

 

 

 


 

José Cícero Marchezine

 

Criador e Proprietário

do site Cícero-Cultura 

  

     

     


Artistas completos!
Artistas completos!

Paul Cézanne

Quem foi Paul Cézanne, nome completo, nascimento e morte, realizações, Cubismo, frases, Impressionismo, obras principais

Paul Cézanne: considerado um dos precursores da pintura moderna
Paul Cézanne: considerado um dos precursores da pintura moderna

 

Nome Completo 

 

Paul Cézanne

 

Quem foi

 

Paul Cézanne foi um importante pintor francês. É considerado um artista de transição entre o Impressionismo do final do século XIX e o Cubismo do início do século XX. É, portanto, um dos precursores da Arte Moderna.

 

Nascimento

 

Paul Cézanne nasceu na cidade de Aix-en-Provence (França) em 19 de janeiro de 1839.

 

Morte

 

Paul Cézanne morreu na cidade de Aix-en-Provence (França) em 22 de outubro de 1906.

 

Estilo Artístico (principais características):

 

Valorização no uso das cores;

- Inovação no uso da perspectiva;

 - Variação entre sombra e luz;

- Composições fora do comum;

- Simplicidade de motivos;

- Uso de formas geométricas (principalmente na fase cubista).

 

Principais obras

 

Retrato de Louis-Auguste Cézanne, o pai do artista (1866)

- Paul Alexis lendo Émile Zola (1870)

- A alameda de Jos de Bouffan (1871)

- A casa do enforcado (1873)

- Autorretrato com um chapéu de palha (1875)

- O degelo em Fontainebleau (1879)

- A banhista (1885)

- As margens de Marne (1888)

- Os jogadores de Cartas (1892)

- Banhistas (1892)

- Les Grands Baigneuses (1894 1905)

- Maças e laranjas  (1895 - 1900)

- Uma velha com um rosário (1895 - 1896)

- Monte Saint-Victoire (1898)

 

Maças e laranjas (1895-1900)

 

 

Frases

 

- "A pintura deve nos dar o sabor da eternidade da natureza".

 

- "A arte tem uma harmonia que se assemelha a da natureza".

 

- "A cor é o lugar onde nosso cérebro eo universo se encontram".

 

 

 

Auguste Renoir

Biografia de Renoir, vida do artista, pintor, obras, impressionismo, estilo artístico

Auguste Renoir (auto-retrato)
Auguste Renoir (auto-retrato)

 

Introdução 

 

Pierre Auguste Renoir foi um importante artista plástico francês. Fez parte do impressionismo e destacou-se por suas lindas pinturas. Nasceu em 25 de fevereiro de 1841,  na cidade francesa de Limoges. Morreu em 3 de dezembro de 1919 em Cagnes-sur-Mer (cidade no sudoeste da França).

 

Biografia resumida

 

Já na infância demonstrou grande interesse pelas artes plásticas. Quando criança, trabalhou como decorador em uma indústria de porcelanas em Paris. Com 18 anos, Renoir começou a pintar e decorar persianas e leques. Em 1862, foi estudar na Academia de Belas Artes. Estudou também na academia do pintor suíço Charles Gabriel Gleyre. Nesta academia conheceu outros artistas famosos da época como, por exemplo, Claude Monet e Alfred Sisley. De Monet, Renoir recebeu influência no tratamento da luz, sendo que o trabalho com as cores foi influência recebida de Delacroix.

 

Seu estilo artístico era marcado pela presença de cores fortes e brilhantes, texturas e linhas harmônicas. O sentimento lírico é outra característica importante nas obras de Renoir. Em suas pinturas prevaleceram as formas humanas individuais, grupos de pessoas e paisagens. 

 

Sua primeira exposição artística ocorreu em Paris, no ano de 1864. Porém, não conseguiu muito reconhecimento. O reconhecimento veio somente em 1874, durante a primeira exposição de artistas da nova escola impressionista. Em 1874, sua pintura Le Moulin de la Galette foi reconhecida como uma grande obra de arte impressionista.

 

A carreira artística de Renoir foi consolidada com a exposição individual realizada em Paris, na galeria Durand-Ruel, no ano de 1883. 

 

Os últimos 20 anos de vida, Renoir sofreu com sua saúde. Portador de uma doença articular (artrite), o artista continuou pintando com dificuldades. Amarrava o pincel em seu braço para poder realizar suas obras. Mesmo assim, criou trabalhos ricos e importantes.

 

Principais obras de Renoir

 

- Mulher com sombrinha (1867)

- O Camarote (1874)

- Le Moulin de la Galette (1876)

- Madame Georges Charpentier e suas filhas (1878)

- Remadores em Chatou (1879)

- Elizabeth e Alice de Anvers (1881)

- A dança em Bougival (1883)

- Mulher amamentando (1886)

- As grandes banhistas (1887)

- Menina com espigas (1888)

- Menina jogando criquet (1892)

- Ao piano (1893)

- Odalisca (1904)

- Retrato de Claude Renoir (1908)

- Banhista enxugando a perna direita (1910)

 

 

 

Leonardo da Vinci

Vida de Leonardo da Vinci, Renascimento Cultural, Biografia, Arte Renascentista, Principais obras, Artes Plásticas, Renascença suas invenções, pinturas, projetos científicos.

 

Auto-retrato de Leonardo da Vinci
Auto-retrato de Leonardo da Vinci

 

Introdução 

 

Leonardo da Vinci, artista renascentista italiano, nasceu em 15/04/1452. Existem algumas dúvidas sobre a cidade de seu nascimento: para alguns historiadores, seu berço foi  em Anchiano, enquanto para outros, foi numa cidade, situada na margem direita do rio Arno, perto dos montes Albanos, entre as cidades italianas de Florença e Pisa.

 

Biografia

 

Foi um dos mais importantes pintores do Renascimento Cultural. É considerado um gênio, pois mostrou-se um excelente anatomista, engenheiro, matemático músico, naturalista, arquiteto, inventor e escultor. Seus trabalhos e projetos científicos quase sempre ficaram escondidos em livros de anotações (muitos escritos em códigos), e foi como artista que conseguiu o reconhecimento e o prestígio das pessoas de sua época.

 

Leonardo da Vinci fez estágio no estúdio de Verrochio (importante artista da época), na cidade de Florença. Viveu uma época em Milão, onde trabalhou para a corte de Ludovico Sforza. Até 1506, realizou trabalhos principalmente em Florença e tudo indica que nesta época tenha pintado sua obra mais famosa: a bela e enigmática Gioconda. Trabalho para o rei Francisco I da França, onde realizou belos trabalhos. Faleceu na França no ano de 1519.

 

Principais características das pinturas de Da Vinci: utilização da técnica artística da perspectiva, uso de cores próximas da realidade, figuras humanas perfeitas, temas religiosos, uso da matemática em cálculos artísticos, imagens principais centralizadas, paisagens de fundo, figuras humanas com com expressões de sentimento, detalhismo artístico.

 

 

Gioconda (Mona Lisa): principal obra de Da Vinci

 

Principais trabalhos de Da Vinci:

 

Trabalhos de pinturas (artes plásticas): Gioconda (Mona Lisa) , Leda, Dama do Arminho, Madonna Litta, Anunciação, A Última Ceia, Ginevra de Benci, São Jerônimo, Adoração dos Magos, Madona das Rochas, Retrato de Músico, São João Batista, Madona do Fuso, Leda e o Cisne

 

Trabalhos de  invenções: máquina voadora, máquina escavadora, isqueiro, paraquedas, besta gigante sobre rodas, máquina a vapor, submarino.

 

Trabalhos Científicos: homem vitruviano, anatomia do tronco, estudo de pé e perna, anatomia do olho, estudo da gravidez, estudos e embriões.

 

Projetos de Arquitetura: Projeto arquitetônico de uma cidade, projeto de um porto, templo centralizado.

 

Você sabia?

 

Leonardo da Vinci é considerado o pai da técnica do sfumato. Esta técnica consiste em criar gradientes perfeitos numa pintura, criando luz e sombra.

 

Frases de Leonardo da Vinci:

 

- "A sabedoria é filha da experiência."

 

- "Quem pouco pensa, muito erra."

 

- "A simplicidade é a máxima sofisticação".

 

- "O tempo dura muito para aqueles que sabem aproveitá-lo."

 

 

 

Michelangelo Buonarroti

Biografia de Michelangelo, grande representante das artes plásticas do Renascimento Italiano, obras de Michelangelo, Renascimento Cultural , afrescos da Capela Sistina, Davi, Pietá, mecenas e mecenato, esculturas, afrescos, pinturas e quadros

 

Réplica da obra Davi: um dos principais trabalhos do artista
Réplica da obra Davi: um dos principais trabalhos do artista

 

Introdução 

 

Miguel Ângelo di Lodovico Buonarroti Simoni, nasceu na cidade de Capresse, Itália, no dia 6 de março de 1475. Porém, o artista passou parte de sua infância e adolescência na cidade de Florença.

 

Biografia e obras

 

Como grande parte dos pintores e escultores da época, Michelangelo começou a carreira artística sendo aprendiz de um grande mestre das artes. Seu mestre, que lhe ensinou as técnicas artísticas, foi Domenico Girlandaio. Após observar o talento do jovem aprendiz, Girlandaio encaminhou-o para a cidade de Florença, para aprender com Lorenzo de Médici. Na Escola de Lorenzo de Medici, Michelangelo permaneceu por 2 anos (1490 a 1492). Em Florença, recebeu influências artísticas de vários pintores, escultores e intelectuais da época, já que a cidade era um grande centro de produção cultural.

 

Foi morar em 1492 na cidade italiana de Bolonha, logo após a morte de Lorenzo. Ficou nesta cidade por 4 anos, já que em 1496 recebeu um convite do cardeal San Giorgio para morar em Roma. San Giorgio tinha ficado admirado com a escultura em mármore Cupido, que havia comprado do artista. Nesta época, criou duas importantes obras, com grande influência da cultura greco-romana: Pietá e Baco. Ao retornar para a cidade de Florença, em 1501, cria duas outras obras importantes: Davi (veja imagem acima) e a pintura a Sagrada Família.

 

No ano de 1503, o artista recebeu um novo convite vindo de Roma, de Júlio II. Foi convocado para fazer o túmulo papal, obra que nunca terminou, pois constantemente era interrompido por outros chamados e tarefas. Entre os anos de 1508 e 1512 pintou o teto da Capela Sistina no Vaticano, sendo por isso comissionado por Leão X (veja abaixo a definição de mecenas). Neste período também trabalhou na reconstrução do interior da Igreja de São Lourenço em Florença.

 

Entre os anos de 1534 e 1541, trabalhou na pintura O Último Julgamento, na janela do altar da capela Sistina. Em 1547 foi indicado como o arquiteto oficial da Basílica de São Pedro no Vaticano.

 

Morreu em 18 de fevereiro de 1564, aos 89 anos de idade na cidade de Roma. Até os dias de hoje é considerados um dos mais talentosos artistas plásticos de todos os tempos, junto com outros de sua época como, por exemplo, Leonardo da Vinci, Rafael Sanzio, Donatello e Giotto di Bondone.

 

* Mecenas = pessoas ricas e poderosas da época que investiam nas artes como forma de conseguir reconhecimento e status perante a sociedade. Geralmente eram príncipes, burgueses, bispos, condes e duques. Foram importantes para o desenvolvimento das artes plásticas e da literatura na época do Renascimento Cultural, pois injetaram capital nesta área. A burguesia, classe social em ascensão e que lucrava muito com seu trabalho voltado para o comércio, viu no mecenato uma forma de alcançar o status da nobreza.

 

Relação das principais obras de Michelangelo:

 

- Afrescos do teto da Capela Sistina

 

- A criação de Adão

 

- Julgamento Final

 

- Martírio de São Pedro

 

- Conversão de São Paulo

 

- Cúpula da Basílica de São Pedro

 

- Esculturas: Davi, Leda, Moisés e Pietá

 

- Retratos da família Médici

 

- Livro de poesias: Coletânea de Rimas

 

- A Madona dos degraus (relevo)

 

Frases de Michelangelo:

 

- "O amor é a asa rápida que Deus deu à nossa alma para que ela voe até o céu."

 

- "Bem vindo é o sono, mais bem vindo o sono de pedra

Enquanto crime e vergonha continuam na Terra; Minha sorte feliz, não ouvir ou ver; Não me acordem - por piedade, sussurem baixo."

 

 

 

Pablo Picasso

Biografia deste importante artista plástico do século XX, suas principais obras de arte, pinturas, esculturas, obras de cerâmica, artes gráficas.

 

Pablo Picasso: uma das principais figuras da história das artes plásticas
Pablo Picasso: uma das principais figuras da história das artes plásticas

 

Biografia, obras e estílo artístico

 

O artista espanhol Pablo Picasso (25/10/1881-8/4/1973) destacou-se em diversas áreas das artes plásticas: pintura, escultura, artes gráficas e cerâmica. Picasso é considerado um dos mais importantes artistas plásticos do século XX.

 

 Nasceu na cidade espanhola de Málaga. Fez seus estudos na cidade de Barcelona, porém trabalhou, principalmente na França. Seu talento para o desenho e artes plásticas foi observado desde sua infância.

 

Suas obras podem ser divididas em várias fases, de acordo com a valorização de certas cores. A fase Azul (1901-1904) foi o período onde predominou os tons de azul. Nesta fase, o artista dá uma atenção toda especial aos elementos marginalizados pela sociedade. Na Fase Rosa (1905-1907), predomina as cores rosa e vermelho, e suas obras ganham uma conotação lírica. Recebe influência do artista Cézanne e desenvolve o estilo artístico conhecido como cubismo. O marco inicial deste período é a obra Les Demoiselles d'Avignon (1907) , cuja característica principal é a decomposição da realidade humana.

 

 Em 1937, no auge da Guerra Civil Espanhola ( 1936-1939), pinta seu mural mais conhecido: Guernica. Esta obra já pertence ao expressionismo e mostra a violência e o massacre sofridos pela população da cidade de Guernica.

 

 Na década de 1940, volta ao passado e pinta diversos quadros retomando as temáticas do início de sua carreira. Neste período, passa a dedicar-se a outras áreas das artes plásticas: escultura, gravação e cerâmica. Já na década de 1960, começa a pintar obras de artes de outros artistas famosos: O Almoço Sobre a Relva de Manet e As Meninas do artista plástico Velázquez, são exemplos deste período.

 

Já com 87 anos, Picasso realiza diversas gravuras, retomando momentos da juventude. Nesta última fase de sua vida, aborda as seguintes temáticas: a alegria do circo, o teatro, as tradicionais touradas e muitas passagens marcadas pelo erotismo. Morreu em 1973 numa região perto de Cannes, na França.

 

Principais obras de Picasso:

 

- Auto-retrato

- Absinto (Rapariga no café)

- A morte de Casagemas

- Evocação - O funeral de Casagemas

- Velho guitarrista cego

- Miseráveis diante do mar

- A Vida

- Mulher passando a ferro

- "Les Demoiselles d'Avignon"

- Retrato de Suzanne Bloch

- O ator

- Auto-retrato com capa

- Garçon à la pipe (Rapaz com cachimbo)

- Fernanda com um lenço preto

- Vasilhas

- Mulher com leque

- Jovem nu (Jovem rapaz com braços levantados)

- Banho

- Les Demoiselles d'Avignon

- Três Mulheres

- Composição com crânio

- Garrafa, jarra e frutas

- Mulher loira

- Minotauro, bebedor e mulheres

- Guernica

- Vaso sobre a mesa

- O tomateiro

- Mulher sentada num cadeirão

- Arlequim com baton

- Busto de mulher

- Lagosta e gato

- Nude, Green Leaves and Bust

 

Frases de Picasso

 

- "Paul Cézenne é o pai de todos nós".

 

- "Não se pode criar nada sem a solidão".

 

- "Não se consegue convencer um rato de que um gato pode trazer boa sorte".

 

- "A inspiração existe, porém temos que encontrá-la trabalhando."

 

- "A qualidade de um pintor depende da quantidade de passado que traz consigo."

 

 

 

Rafael Sanzio

Biografia, obras principais, auto-retrato, pinturas, Renascimento

 

Rafael Sanzio: um dos mais importantes artistas do Renascimento
Rafael Sanzio: um dos mais importantes artistas do Renascimento

 

Quem foi 

 

Rafael Sanzio foi um importante artista plástico italiano da época do Renascimento Cultural. Nasceu na cidade de Urbino em 6 de abril de 1483 e morreu na cidade de Roma no dia 6 de abril de 1520. Destacou-se principalmente nas áreas da pintura e arquitetura. Sua arte foi reconhecida graças a suavidade e perfeição de suas obras.

 

Biografia resumida

 

- Aos seis anos de idade, o pai de Rafael o levou para ser aprendiz no estúdio de Pietro Perugino (importante pintor italiano).

 

- Em 1501 termina sua primeira obra, um altar para a Igreja de San Nicola da Tolentino.

 

- Em 1504, Rafael pinta sua principal obra de sua primeira fase artística: O Casamento da Virgem.

 

- Foi morar na cidade de Siena no ano de 1504. Logo após, foi morar na cidade de Florença, onde passou quatro anos.

 

- Em Florença, recebeu grande influência artística de Fra Bartolomeu e Leonardo da Vinci.

 

- Em 1508, o papa Júlio II contratou os serviços artísticos de Rafael para que fizesse a decoração dos apartamentos do papa no Vaticano.

 

- Em 1515, tornou-se arquiteto oficial do Vaticano. Assumiu a responsabilidade pela continuação das obras na Basílica de São Pedro. Neste mesmo ano foi designado para supervisionar as pesquisas arqueológicas que ocorriam na cidade de Roma. 

 

- Entre 1513 e 1517, trabalhou para o papa Leão X. Nesta época produziu muitos retratos, desenhos de tapeçaria, cenografias e decorações sacras.

 

- Rafael morreu com 37 anos de idade, no ano de 1520. Relatos da época indicam que o pintor estava com uma grave febre.

 

Principais obras de Rafael:

 

- Bandeira de procissão com a SantíssimaTrindade

 

- Ressureição de Cristo

 

- Deus Pai 

 

- Abençoada Virgem Maria

 

- Anjo

 

- A Virgem com o Menino

 

- São Sebastião

 

- Retrato de um Homem

 

- A Coroação da Virgem

 

- A Anunciação

 

- Adoração dos Magos

 

- A Apresentação no Templo

 

- Madona Connestabile

 

- Madona com o Menino

 

- O Casamento da Virgem

 

- São Jorge e o Dragão

 

- As Três Graças

 

- Visão de um Cavaleiro

 

- Madona e o Menino no Trono com Santos

 

- São Miguel